A Assembleia Legislativa da Bahia celebra, nesta quinta-feira, a partir da 15h, no Plenário Orlando Spínola, o centenário de nascimento de Antonio Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia. A proposta da homenagem é do deputado Sandro Régis (UB).
Na justificativa, Sandro lembrou que Lomanto Júnior assumiu o Governo da Bahia em 1963, após uma campanha marcada pelo uso pioneiro da propaganda sonora e pelo icônico jingle “Lomanto, Esperança do Povo”. Esse slogan ressoou por todo o Estado, levando uma mensagem de renovação e de inclusão do interior baiano no processo de desenvolvimento, conquistando o coração dos eleitores.
De acordo com Sandro Régis, o mandato de Lomanto transformou o Estado, com grandes obras de infraestrutura, a exemplo das estradas Rio-Bahia e Feira de Santana-Juazeiro, e da emblemática Ponte Ilhéus–Pontal. Lomanto Júnior fundou a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e o Instituto de Saúde do Estado da Bahia (Iseb). Além disso, criou o Iapseb, hoje Planserv, e o Centro Industrial de Aratu (CIA), que foi um marco simbólico para a economia baiana e para a história da industrialização do estado.
Sandro Régis destaca que o ex-governador também foi responsável por idealizar a União dos Municípios da Bahia (UPB) e por realizar uma reforma administrativa que fortaleceu o desenvolvimento industrial e comercial da Bahia. Além dessas realizações, ele deixou sua marca no campo da saúde e da cultura, promovendo obras no Hospital Martagão Gesteira e no Teatro Castro Alves, que foi reinaugurado em 1967, juntamente com a Primeira Bienal de Artes da Bahia. Em sua carreira, exerceu também os cargos eletivos de deputado estadual, deputado federal e senador da República. “Até o final de sua vida, Lomanto Júnior permaneceu uma figura de grande influência e respeito, falecendo em 23 de novembro de 2015, aos 90 anos, e deixando um legado que continua a inspirar gerações”, afirmou o deputado.
Comentários