Pesquisar

Ataque de escorpião: Jequié já soma 108 casos em 2024

Ataque de escorpião: Jequié já soma 108 casos em 2024

A cidade de Jequié registrou 345 acidentes com escorpiões em 2023, ficando em quinto lugar no ranking de municípios com mais casos na Bahia. Em 2024, o número de acidentes foi de 108 casos, colocando Jequié em terceiro lugar no ranking. Esse aumento é preocupante e destaca a necessidade de medidas eficazes para prevenir esses acidentes.

Bahia

De janeiro até março deste ano, foram registrados 4.759 acidentes escorpiônicos e 10 óbitos. Até o momento, a cidade de Vitória da Conquista continua na liderança do ranking com maior número de casos (145), seguida de Irecê (111), Jequié (108), Feira de Santana (72), Poções (68) e Seabra (64).

Causas do aumento

O crescimento desordenado das áreas urbanas e a falta de saneamento básico são as principais causas do aumento de acidentes com escorpiões em Jequié. O acúmulo de lixo, entulhos e restos de material de construção também contribui para o problema. Esses fatores criam um ambiente propício para a proliferação de escorpiões, aumentando o risco de acidentes.

Como evitar os acidentes

Para evitar acidentes com escorpiões, é importante tomar medidas simples, mas eficazes. Manter a área interna e ao redor das residências limpa e livre de entulhos é fundamental. Além disso, é importante manter berços e camas afastados da parede, examinar roupas e sapatos antes de usar e andar sempre calçado e proteger as mãos com luvas ao trabalhar na terra ou manipular entulhos e outros materiais.

O que fazer em caso de acidente

Em caso de acidente com escorpião, é importante saber como agir. Lavar o local apenas com bastante água e sabão, colocar a pessoa em repouso e levá-la imediatamente para a unidade de saúde mais próxima são medidas essenciais. Se o animal for capturado, leve-o junto para ser identificado. Essas medidas podem ajudar a minimizar os efeitos do veneno e garantir a segurança da vítima.

Sintomas

Os sintomas de um acidente com escorpião incluem dor moderada à intensa, formigamento, vômitos, dificuldade de respirar e sudorese intensa, principalmente no local da picada. Se você ou alguém que você conhece for picado por um escorpião, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Com a ajuda de profissionais de saúde, é possível tratar os sintomas e prevenir complicações mais graves.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!

Erro na Linha: #234 :: Constant FILTER_SANITIZE_STRIPPED is deprecated
/home/marcoscangussuco/public_html/themes/blog/interna.php