A Câmara Municipal de Jaguaquara aprovou em sessão ordinária, nesta quarta-feira (03), o projeto de lei do executivo que autoriza a transferência da gestão administrativa e financeira do Hospital Italo Rabelo do Amaral – Hospital Regional de Jaguaquara, e da fração da Maternidade Maria José de Souza Santos – SBOTE, que cabe ao município, para o Governo do Estado.
Com 13 vereadores presentes, o projeto foi aprovado por unanimidade, e deve ser encaminhado a prefeita para sanção. O presidente da casa, Nildo Piropo (PP), destacou, em entrevista reportagem do Jaguar News, que a mudança trás melhorias não só nos serviços, que devem atender a todo o Vale do Jiquiriçá, mas também no orçamento da cidade. “Com essa aprovação, a gente passa essa responsabilidade financeira e administrativa para o estado da Bahia, dando uma folga para que o município passe a investir em outras áreas da saúde pública.” Questionado sobre com isso impactaria na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, instalada no Entroncamento de Jaguaquara, o vereador destacou que isso facilita maiores investimentos na unidade. “A gente já tem a garantia da manutenção da nossa UPA, que foi uma conquista imensa, e agora com isso, a gente folga os cofres públicos, e faz com que a UPA funcione com todo vapor, até aumentando os serviços prestados a comunidade, devido a essa folga orçamentaria”.
Municipalizado em 2002, na gestão do ex-prefeito Mirinho, por solicitação do gestor municipal ao governador da época, Paulo Souto (União Brasil), o retorno da administração do Hospital para o estado foi o pedido diversos políticos da cidade, ao longo do tempo, e não foram atendidos. 20 depois, a alteração será feita, após o pedido da Prefeita Edione Agostinone (PP), ao governador Rui Costa (PT), que anunciou durante evento político, que o estado reassumiria o equipamento público de saúde. Fonte: Jaguarnews
Comentários