A Neoenergia Coelba realizará, na próxima semana, uma ação intensiva para remover cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes da distribuidora em 19 municípios da Bahia. A iniciativa, batizada de Operação Gatonet, acontecerá de segunda (8) a sexta-feira (12) e vai mobilizar equipes que percorrerão as principais vias das cidades selecionadas.
O objetivo é reduzir a poluição visual causada pelo excesso de fiações e aumentar a segurança da população, já que instalações clandestinas podem provocar acidentes. Os locais escolhidos concentram o maior número de provedores irregulares.
Os municípios contemplados pela operação são: Angical, Casa Nova, Central, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Ilhéus, Itaberaba, Jequié, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Livramento de Nossa Senhora, Nova Soure, Paratinga, Salvador, Senhor do Bonfim, Tanque Novo, Várzea do Poço e Vitória da Conquista.
Segundo a distribuidora, o chamado gatonet é hoje a principal causa do emaranhado de fios que se vê nas cidades e representa risco direto aos moradores. Embora a manutenção desses cabos seja responsabilidade das operadoras de telecomunicações, a Neoenergia Coelba afirma que tem atuado de forma preventiva para evitar acidentes. Somente em 2024, mais de 1 milhão de quilos de cabos irregulares já foram removidos pela empresa.
Comentários