Fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Unesco e a empresa Huawei Brasil, o Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié (NTE 22), ganhará, ainda em 2025, um Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LABCRIE) totalmente equipado para formar professores da educação básica em temáticas relacionadas à educação digital, educação digital verde e IA na educação. Além do laboratório, o colégio terá também uma sala de aula com infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.
Os novos centros de formação integram o projeto Escolas Abertas Habilitadas por Tecnologia para Todos – Fase II, implementado pela UNESCO globalmente, com o apoio da empresa Huawei.
No Brasil, o projeto, que está sendo implementado em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB – MEC), apoiará o MEC com o fortalecimento da formação de professores em educação digital, com ênfase na plataforma AVAMEC, incluindo o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos digitais relacionados à educação digital verde, a partir da perspectiva da UNESCO.
Como uma iniciativa piloto, na Bahia, o projeto colocará especial ênfase na formação de professores, facilitada pelo LabCrie, a partir de uma perspectiva de interiorização.
Na quarta e quinta-feira (30 e 31), a oficial de projetos do setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rehder, visitou, junto com as equipes do IAT e da Secretaria da Educação, o Colégio Estadual Paulo Freira para fazer o anúncio oficial de que a escola foi escolhida para integrar a rede internacional de escolas abertas com foco em tecnologia.
Comentários