O Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho, questionou os dados divulgados pelo Atlas da Violência 2024, que coloca Jequié, no interior do estado, como uma das cidades mais violenta do Brasil. Em entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (31), o coronel disse que a população deve acreditar em dados oficiais divulgados pelos órgãos de segurança.
"Organizações não governamentais ou qualquer pesquisa que é feita através de profissionais que se dedicam e se dizem pesquisadores nem sempre estão alinhadas com a realidade. Como que Jequié é a mais violenta se nós temos hoje um percentual de 13% de redução de homicidio no estado?", questionou Coutinho.
A pesquisa, divulgada em junho deste ano foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e têm como base números registrados em 2022. Entre os 20 municípios mais violentos aparecem Santo Antônio de Jesus em primeiro lugar, seguido por Jequié, Simões Filho, Camaçari e Juazeiro. Outras citadas são Salvador (9º no ranking), Feira de Santana (10º), Ilhéus (15º), Luís Eduardo Magalhães (16º) e Teixeira de Freitas (19º).
No ano passado, outra pesquisa também colocou Jequié entre as maios violentas. Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2023, a cidade do interior foi o município brasileiro com maior média de assassinatos proporcional à sua população no ano de 2022.
"Jequié em 2024 teve uma redução significativa [de crimes]. Temos prendido muito e tirado criminosos de circulação. através do serviço de inteligência. Já foram retiradas mais de 55 lideranças do crime em nosso estado. Já foram apreendidos mais de 3 toneladas de drogas. O estado está presente combantento os criminosos",afirmou. Confira a entrevista na íntegra: Fonte: Metro 1/Foto: Reprodução/Youtube
Comentários