Na busca pela resolução da queda do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), problema ocasionado por um erro nos dados prévios do Censo 2022, publicados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o prefeito William de Alemão, do município de Dário Meira, acompanhado do deputado estadual eleito, Hassan, e pelo assessor especial da União dos Municípios da Bahia (UPB), Jorge Castellucci, estiveram nesta quarta-feira, 18, na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Salvador.
Por conta do erro operacional na leitura das coordenadas geográficas de Dário Meira, o município foi penalizado com a diminuição da faixa populacional e teve a classificação do coeficiente reduzida em 0,6 - municípios com até 10.188 habitantes - gerando grave impacto financeiro no repasse do FPM. Após a visita à sede administrativa do IBGE, em Salvador, foi garantido ao gestor municipal que a situação será revertida, após apresentação documental relativa às coordenadas geográficas.
“A luta pela manutenção dos recursos oriundos dos repasses do FPM aos municípios baianos, continua! Acompanhamos o prefeito William de Alemão até o IBGE, já que a questão de Dário Meira é pontual, pois houve um erro no levantamento dos dados geográficos e isso causou a redução na classificação do coeficiente, atingindo gravemente a cidade, que já sofreu demais com as chuvas. Esperamos que, conforme nos foi assegurado pelo IBGE, essa situação seja revertida e, assim, a população de Dário Meira não seja mais uma penalizada. A queda de recursos inviabilizaria, principalmente, a implementação de ações e serviços públicos para o povo.”, afirmou o deputado estadual eleito, Hassan.
Comentários