O deputado estadual Hassan (PT) articula para que o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), retorne à base do governo estadual. O gestor municipal, que é muito próximo do presidente do partido na Bahia, deputado federal João Leão, e do secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, apoiou a candidatura do ex-prefeito da capital ACM Neto (União) ao Palácio de Ondina, em 2022, rompendo laços políticos e pessoais com o então governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
“Estou trabalhando nesse sentido, para que Zé Cocá siga o mesmo caminho dos deputados estaduais e de outros prefeitos do PP. Acho que é só uma questão de tempo para que isso ocorra. A eleição já passou e o momento político agora é outro. Mas claro que essa decisão será exclusiva dele”, disse Hassan a este Política Livre.
Hassan obteve mais de 26 mil votos em Jequié para conquistar o primeiro mandato na Assembleia. Ele contou com o apoio de Zé Cocá, de quem foi secretário municipal de Governo. Apesar de também ter apoiado ACM Neto em 2022, o deputado pepista aderiu rapidamente à base de sustentação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), assim como os outros cinco parlamentares do PP no Legislativo estadual.
Em 2020, Zé Cocá foi eleito em Jequié com o apoio de Rui Costa, que articulou para que o PT não lançasse a candidatura de Poliana Leandro ao Executivo municipal – atualmente ela é a vice-prefeita da cidade. Em 2022, quando ocorreu o rompimento, o ex-governador acusou o gestor de “traição” ao apoiar ACM Neto e Poliana se tornou adversária política local. Desde então, Rui Costa ignora o prefeito, inclusive em solenidades oficiais.
Hassan acredita que o PT poderá apoiar a reeleição de Zé Cocá em 2024. “Tudo na política é uma questão de conversa. Estamos conversando para ajustar os ponteiros. Acredito que a mudança no comando do PP baiano, que vai ser sacramentada nos próximos dias, vai ajudar nesse processo”, declarou o parlamentar. Fonte: Politica Livre
Comentários