Defendendo a geração de novos empregos, evitar o êxodo rural e criar a possibilidade de trazer de volta trabalhadores e famílias que migraram para a região sudeste do País, o deputado municipalista Hassan (PP), acompanhado pelo diretor de operações da Agranor Alimentos do Nordeste, Nilson Alberto Anjos Filho, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (7) com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso de Araújo, e solicitaram a implantação de um abatedouro de aves no município de Lafaiete Coutinho, estrutura reivindicada pela Associação dos Produtores de Lácteos, Agronegócios e Congêneres (Aprolac). Conforme explicou o deputado, “a construção desse equipamento vai gerar novos postos de trabalho e impactar positivamente o município e toda região”.
O parlamentar informou ao secretário Osni Cardoso que a Aprolac, com mais de 23 anos de atuação na cadeira produtiva do leite, iniciou um projeto de integração inovador na produção de ovos caipira em parceria com a empresa Agranor Alimentos do Nordeste e quer expandir as atividades com uma nova cadeia produtiva focada no abate de galinhas caipira. De acordo com informações do presidente da Aprolac, Mario Luis Brandão, o projeto de integração, único do Norte e Nordeste do Brasil, poderá gerar mais empregos e renda à população de Lafaiete Coutinho e região. Ele divulgou também que nos últimos meses a associação atingiu a marca de produção de 45 mil ovos/dia, com a expectativa de chegar a produção a 150 mil ovos/dia até dezembro de 2024.
O deputado Hassan agradeceu a atenção e receptividade do secretário Osni Cardoso, e destacou que a Aprolac, atuando na produção de leite, conta hoje com 202 associados nos municípios de Lafaiete Coutinho, Irajuba, Lajedo do Tabocal e Nova Itarana, além do trabalho inovador na produção de ovos caipira através do projeto de integração com a empresa Agranor, agora se empenha em criar uma nova cadeia produtiva para abate de galinhas caipiras.
Tanto o deputado Hassan como o presidente da associação, entendem que a migração de trabalhadores das pequenas cidades, como Lafaiete Coutinho, para os grandes centros urbanos em busca de trabalho, deixa um vazio no campo, afastando familiares de sua cultura regional, perdendo-se os hábitos culturais, empobrecendo a cidade e o estado que deixam de ter esta força de trabalho que fortalece a agricultura familiar. “Com esse projeto de Integração de ovos caipira, que é o único do Norte e Nordeste do Brasil, estamos fazendo com que pessoas que hoje vivem em São Paulo já queiram retornar ao município por existir a possibilidade de morar junto aos seus familiares com dignidade e renda ”, comemorou o deputado.
A Aprolac já proporcionou grandes mudanças na cadeia produtiva do leite que transformaram Lafaiete Coutinho na maior produtora de leite entre os 20 municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá e coloca R$ 500 mil a cada mês nas mãos de pequenos produtores, que tem nesta atividade o único sustento da família, frisou Mario Luis Brandão. Por Josalto Alves DRT-BA 931 /Foto: Euro Amâncio
Comentários