Pesquisar

Em Valença, Sema e Inema realizam operação municipalizada com foco na APA de Guaibim

Em Valença, Sema e Inema realizam operação municipalizada com foco na APA de Guaibim

A Secretaria do Meio Ambiente e  o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram, entre os dias 06 e 11/11, a Operação de Fiscalização Municipalizada, com o objetivo de prevenir e combater crimes ambientais na região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaibim, em Valença. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPPA Sul) e da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Durante a operação, as equipes vistoriaram mais de 39 pontos mapeados por meio de denúncias, destes, 11 estão em processo de desdobramentos de notificações e autos de infração. Também foram resgatados vinte (20) pássaros silvestres da fauna brasileira, espécies de ocorrência no bioma Mata Atlântica.

“O objetivo da operação foi abordar questões ambientais em colaboração com a prefeitura e a população local, que encaminharam denúncias para a Diretoria de Fiscalização Ambiental do Instituto, durante a primeira etapa da operação, quando elaboramos uma matriz de demandas para uma atuação alinhada e eficiente”, explicou a coordenadora de fiscalização em campo, Fabíola Cotrim.

Ao todo, 16 servidores percorreram áreas entre a foz do Rio Jequiriça e o canal de Taperoá, na região costeira do município de Valença, onde está localização a Unidade de Conservação.

A equipe urbana inspecionou assuntos relacionados ao saneamento básico, enquanto na zona rural foram fiscalizadas áreas de supressão de vegetação/desmatamento, construções ilegais em Áreas de Proteção Permanente (APP), aterramento de manguezais e restingas, além de loteamentos sem licenciamento ambiental e apreensão de animais silvestres em cativeiro.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!