Embasa começou a abastecer residências dos bairros Mandacaru, Itaigara e Zibrune com carros pipas. Nestas comunidades moradores afirmam estarem sem águas há vários dias.
Segundo Embasa, o problema foi provocado pelo rompimento da rede de água localizada próximo a Marlene Marinho que deixou os bairros Mandacaru e Jequiezinho sem água.
De acordo com Maria Tereza Santos Cruz, Gerente Escritório local, o consumidor que estiver sendo prejudicado pelo desabastecimento pode ligar para Embasa 3526 8149 e 3526 8106 . O período é de 15 dias para que a empresa abasteça reservatórios residenciais.
A rede está aberta desde domingo à noite, mas algumas localidades mais altas apresentam dificuldades para normalizar o sistema, disse Tereza.
Para melhorar essa condição, a Embasa realiza obra de implantação da linha tronca no reservatório do Mandacaru direto para o Itaigara e Zimbrune.
César Abud Melhem, Gerente Regional, acredita que quando a rede estiver em operação, numa situação como esta, de interrupção do abastecimento por um quebramento da rede principal que abastece Mandacaru, Itaigara, Zimbrune, Km3, a água chegará mais rápido para essa região. Isso é o que chamamos de Setorização, abastecimento por setores de forma individualizada.
As Cidades cresceram de forma desorganizada e muitos loteamentos foram implantados pelos empreendedores sem a infraestrutura, afirma Melhem.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deve adotar as medidas necessárias para fornecer água potável de maneira regular, adequada, eficiente e contínua aos consumidores ligados à rede de abastecimento do município de Jequié.
Cabe a Embasa antecipar a isso e adotar de antemão medidas necessárias para conseguir contornar tais dificuldades, a exemplo de disponibilizar caminhões-pipa para a população, por mais que isso gere custos extras em seu orçamento.
Comentários