O deputado Euclides Fernandes (PDT) inseriu, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de aplausos e apoio, diante do aumento do piso salarial dos professores da rede pública de ensino, em 33,24%. O pedetista explica que, no dia 4 de fevereiro deste ano, o presidente da República, por meio de uma portaria, estabeleceu o percentual referido acima para o piso salarial nacional da categoria, na educação básica, com o valor chegando a R$ 3.845,00.
Fernandes destaca que o reajuste do piso salarial dos professores encontra previsão legal na Lei 11.738 de 2008, prevendo em seu texto que “o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro”. Dessa forma, “entendemos que a valorização dos nossos professores deve guardar lugar de prioridade na gestão da nossa sociedade, inclusive, com maior e mais justo reconhecimento financeiro”.
Neste contexto, elogia o parlamentar, “o incansável governador Rui Costa já encaminhou ao Parlamento baiano um projeto de lei, que busca aumentar os vencimentos do magistério público da educação básica da Bahia”. Por isto, completa o deputado, “além de aplaudir tal iniciativa, também manifestamos nosso apoio para a aprovação e cumprimento da lei em nível estadual”.
Para o autor da moção, professores devidamente valorizados terão melhores condições para influenciarem positivamente na formação e o desenvolvimento do aluno, enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual. “Valorizar o professor é investir no desenvolvimento da nossa gente. Entendo que, além da iniciativa do governador, os prefeitos e prefeitas da Bahia devem se articular no sentido de garantir o pagamento do piso salarial dos professores”, sugere o deputado, que solicita à Mesa Diretora da Casa para endereçar este documento ao chefe do Executivo Estadual e ao presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Zenildo Brandão.
Comentários