O deputado Euclides Fernandes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, sugerindo a adoção de medidas cabíveis a fim de viabilizar o retorno e reinstalação do Núcleo Regional de Saúde no município de Jequié. Para tanto, ele ressalta que a antiga Diretoria Regional de Saúde (Dires) passou por uma reforma recente e se encontra em ótimas condições para receber o órgão.
O parlamentar lembra, no documento protocolado na Secretaria Geral da Mesa, que o núcleo estava localizado naquele município até a última reforma administrativa promovida pelo ex-governador Rui Costa, quando foi transferido para Ilhéus.
Euclides defende a volta do núcleo, com o argumento de que “a cidade de Jequié possui uma localização geográfica privilegiada, sendo central para os territórios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá”.
“Cabe destacar que o retorno desta estrutura de saúde possibilitará atendimento para 36 municípios circunvizinhos, com população estimada de 800 mil pessoas, segundo dados do IBGE”, reforça o petista.
Com efeito, Euclides questiona a justificativa para a permanência do núcleo em Ilhéus, uma vez que a cidade está próxima do mar e possui um contingente populacional inferior. “Por outro lado, uma mudança para Jequié não só potencializaria o atendimento a uma população maior, como também fortaleceria a gestão das políticas públicas de saúde de dois territórios tão importantes para nosso Estado”, aponta.
Comentários