O término das eleições municipais neste domingo (27) evidenciou o fracasso da maioria dos deputados federais que se candidataram às prefeituras. Apenas 6 entre os 16 parlamentares que concorreram ao cargo de prefeito neste segundo turno saíram vitoriosos. Outros dez terminaram o pleito em segundo lugar e retornarão aos mandatos na Câmara dos Deputados.
No primeiro turno, no último dia 6, o desempenho dos deputados federais foi ainda mais frustrante para esse grupo que se afastou de Brasília para se dedicar às eleições entre agosto e outubro. Apenas seis conseguiram se eleger, e nenhum deles disputava a prefeitura de uma capital.
Enquanto isso, outros 61 parlamentares terminaram a primeira fase do pleito sem sucesso. Entre esses estão nomes de peso do Legislativo, como: Rafael Brito (MDB) derrotado em Maceió (AL) e Duarte Jr. (PSB) que, mesmo apoiado por PT e PL, perdeu em São Luís (MA).
Em Belo Horizonte (MG), dois políticos com mandatos na Câmara concorreram na disputa pela prefeitura. No entanto, amargaram a derrota. A deputada Duda Salabert (PDT) terminou em quarto lugar com 97.315 votos, enquanto Rogério Correia (PT) ficou na quinta posição após receber o apoio de 55.393 eleitores da capital mineira.
Segundo Turno
Cenário diferente ocorreu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde dois deputados federais conseguiram ir ao segundo turno e entraram em confronto direto neste domingo. A eleição terminou com o triunfo de Paulinho Freire (União Brasil) sobre Natália Bonavides (PT).
A derrota mais significativa, contudo, aconteceu na maior cidade do país: São Paulo. O deputado Guilherme Boulos (Psol) perdeu para o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que era candidato à reeleição. Parlamentares federais também perderam neste segundo turno nas capitais Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).
Entre os seis vitoriosos se destacam Abílio Brunini (PL), que conquistou a prefeitura de Cuiabá, e Paulinho Freire (União Brasil), prefeito eleito de Natal. Fonte: O Tempo
Saiba quem são os deputados federais eleitos neste segundo turno:
- Abilio Brunini (PL): Cuiabá (MT)
- Alex Manente (Cidadania): São Bernardo do Campo (SP)
- Márcio Corrêa (PL): Anápolis (GO)
- Naumi Amorim (PSD): Caucaia (CE)
- Paulinho Freire (União Brasil): Natal (RN)
- Ricardo Silva (PSD): Ribeirão Preto (SP)
Saiba quem são os deputados federais derrotados neste segundo turno:
- Alex Manente (Cidadania): São Bernardo do Campo (SP)
- André Fernandes (PL): Fortaleza (CE)
- Capitão Alberto Neto (PL): Manaus (AM)
- Carlos Jordy (PL): Niterói (RJ)
- Delegado Éder Mauro (PL): Belém (PA)
- Guilherme Boulos (Psol): São Paulo (SP)
- Maria do Rosário (PT): Porto Alegre (RS)
- Mariana Carvalho (Republicanos): Imperatriz (MA)
- Natália Bonavides (PT): Natal (RN)
- Rosana Valle (PL): Santos (SP)
No primeiro turno, seis deputados foram eleitos em municípios brasileiros. São eles:
- Alberto Mourão (MDB): Praia Grande (SP)
- Carmen Zanotto (Cidadania): Lages (SC)
- Dr. Benjamim (União Brasil): Açailândia (MA)
- Gerlen Diniz (PP): Sena Madureira (AC)
- Hélio Leite (União Brasil): Castanhal (PA)
- Washington Quaquá (PT): Maricá (RJ)
Comentários