O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) apresentou indicação ao Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para estudar a possibilidade de expansão do projeto Conheça o Brasil Voando ao município de Jequié, Bahia, com vôos regulares partindo de Salvador.
A justificativa desta indicação baseia-se na demanda estratégica para o desenvolvimento de Jequié e da região sudoeste baiana. A inclusão de Jequié no projeto visa fomentar o turismo, a economia e a mobilidade regional, integrando-a aos grandes centros urbanos e econômicos brasileiros.
Jequié possui uma economia diversificada e potencial turístico, sendo um importante centro comercial e de serviços. A cidade oferece atrativos como a Barragem da Pedra e a Festa de São João, que poderiam ser explorados com uma malha aérea acessível.
Para Euclides a expansão do projeto traria benefícios diretos, como aumento do fluxo de turistas, dinamização da economia local e regional e facilitação da mobilidade para negócios, educação e saúde.
Além disso, Jequié é estratégica para a conectividade rodoviária estadual e federal. A expansão do projeto reforçaria o compromisso federal com descentralização do transporte aéreo e democratização do acesso.
Nesta semana, foi anunciado que o governador Jerônimo Rodrigues agendou com a Abaeté Linhas Aéreas o plano de aviação regional da Bahia. De acordo com Euclides, Jequié receberá aproximadamente dois voos diretos para Salvador por meio da Abaeté. A Abaeté já opera vôos regulares para destinos turísticos baianos, como Morro de São Paulo e Barra Grande, e planeja expandir suas operações para Mucugê, Boipeba, Irecê e Jequié
Comentários