Pesquisar

Governador da Bahia cortará a corda da queda de braços da Unacon em Jequié

Governador da Bahia cortará a corda da queda de braços da Unacon em Jequié

A corda será quebrada ou cortada, nesta sexta-feira, 06, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

O estica e puxa para implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) onde dois lados mediram forças encerrará uma parte do capítulo.  

Em uma direção estava Zé Cocá (PP), prefeito Municipal que apoiava a criação do estabelecimento de saúde, no Hospital Santa Helena.

Na outra extremidade, o deputado Antonio Brito (PSD), que sonhava com a fixação da UNACOM na Santa Casa, da Fundação José Silveira.

Desta peleja resultou o Hospital Geral Prado Valadares para abrigar a estrutura.

A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado.

O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.

A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.

Segundo a SESAB, A expectativa é que sejam realizadas na Unacon ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.

Os desacordos podem existir, porém, a comunidade deve falar mais alto. “combater a sobreposição dos interesses políticos aos interesses sociais”.

  


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!