Pesquisar

Hospital da Criança em Jequié registra surto de Influenza

Hospital da Criança em Jequié registra surto de Influenza

O Hospital da Criança (HGPV), que fica em Jequié, principal cidade do Médio Rio das Contas, tem recebido um grande número de crianças com sintomas de febre, problemas respiratórios, dor do corpo, e em alguns casos com miosite, que é uma inflamação dos músculos que causa o seu enfraquecimento, provocando sintomas como dor muscular, fraqueza muscular e aumento da sensibilidade dos músculos, o que leva à dificuldade em realizar algumas tarefas como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé, caminhar ou levantar uma cadeira, por exemplo.

Segundo o médico pediatra, e diretor clínico do Hospital da Criança, Dr. Lucas Nonato, neste período de outono e inverno, muitas crianças apresentam problemas respiratórios.  

Estamos identificando muitos casos de pacientes com sintomas da Influenza  que provoca a gripe. Embora os casos de gripes sejam mais freqüentes neste período, a transmissão do vírus pode ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, é preciso se cuidar e se prevenir.

Diariamente a pediatria da unidade de saúde tem recebido cerca de 180 crianças com febre, problemas respiratórios e dor do corpo, relacionada ao surto do vírus.

Em média, a gripe dura cerca de uma semana. Casos mais graves podem durar mais tempo, geralmente de 7 a 10 dias.

Os sinais e sintomas da gripe em casos leves incluem: Tosse Febre e calafrios Coriza Dor de garganta Dor de cabeça Dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular Dor muscular Fadiga Diarréia e vômito (às vezes, a depender da gravidade).

 Na criança, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o aumento dos linfonodos cervicais e podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Como é a transmissão da gripe?

A transmissão direta de pessoa para pessoa ocorre por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus ao falar, espirrar ou tossir. Também há evidências de transmissão de modo indireto, através do contato das mãos com superfícies que contenham secreções de pessoas doentes — as mãos sujas podem levar o vírus para as mucosas — boca, nariz e olhos — ou infectar outras superfícies, como maçanetas. Fonte: MC

 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!