A situação da Previdência Social no Brasil segue em análise por especialistas. Um estudo recente do Banco Mundial acendeu o alerta sobre o futuro da aposentadoria, caso ela não sofra mudanças em suas regras.
Caso não ocorram mudanças nas regras da Previdência Social, a idade mínima para se aposentar pode subir para 72 anos em 2040 e chegar a 78 anos em 2060.
A projeção foi divulgada pelo jornal Valor Econômico, que sinalizou para uma mudança urgente de novos ajustes no sistema previdenciário do país.
A análise é feita a partir da "taxa de dependência", que é uma proporção entre idosos (65+) e a população economicamente ativa (20 a 64 anos), que seguem com os mesmos níveis registrados em 2020, ano seguinte à reforma da Previdência.
O estudo, porém, aponta para o envelhecimento acelerado da população e a queda na taxa de fecundidade. Ou seja, o desafio é manter um equilíbrio, algo que, segundo especialistas, é difícil sem mudanças nas regras.
A reforma da Previdência, aprovada em 2019, terminou que a idade mínima para aposentadoria deveria ser fixada em 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.
Comentários