O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (12) um informe afirmando que uma onda de calor deve atingir 15 Estados e o Distrito Federal a partir desta quinta-feira (14). De acordo com o Inmet, o cenário se manterá até o próximo domingo. O fenômeno é caracterizado por registros de temperaturas máximas 5°C acima da média no período de três a cinco dias consecutivos.
O período de alerta começa às 12h de quinta e vale até as 19h de domingo (17). Essa forte temperatura é esperada nas áreas do Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e os estados inteiros de Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
No comunicado, o instituto aponta que as altas temperaturas representam risco à saúde e indica o número de telefone 199, da Defesa Civil, para orientações. Ao todo, serão 3.352 municípios atingidos, segundo a previsão.
Essa deve ser nona onda de calor a atingir o Brasil em 2023, segundo registros do Inmet. A última, entre 13 e 19 de novembro, pode ter sido agravada por mudanças climáticas e teve recorde nacional de temperatura, com 44,8°C em Araçuaí (MG).
Comentários