Dois irmãos foram presos na manhã desta quarta-feira (12) no Agreste de Pernambuco, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-424, por transportarem ilegalmente mais de 450 pássaros silvestres. As aves, que estavam sendo transportadas em condições precárias, haviam saído da cidade de Jequié, na Bahia, e tinham como destino Caruaru (PE).
Os homens, de 39 e 49 anos, foram abordados por policiais do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da PRF em Venturosa. No interior do veículo e no porta-malas, foram encontradas 23 gaiolas apertadas, contendo um total de aproximadamente 465 pássaros. A PRF informou que algumas aves não resistiram e morreram durante o longo percurso de cerca de 914 km.
Entre as espécies apreendidas, estão cerca de 300 pássaros da espécie papa-capim (cujo status é de "pouco preocupante", mas que tem o tráfico como principal ameaça à sua população, assim como o canário-da-terra), 150 canários-da-terra, dez trinca-ferros e cinco azulões.
A dupla já havia sido detida diversas vezes pela PRF por cometer o mesmo tipo de crime ambiental nas cidades baianas de Jeremoabo e Jequié. Os irmãos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde e deverão responder por crimes como maus-tratos, receptação, associação criminosa e crime ambiental. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) foram acionados para receber as aves e providenciar as devidas autuações.
Irmãos presos no agreste de PE com mais de 450 pássaros de Jequié (BA)
Comentários