Pesquisar

Jequié recebe o Narrativas Visuais, projeto do Sesc Bahia

Jequié recebe o Narrativas Visuais, projeto do Sesc Bahia

Dos dias 9 de outubro a 27 de novembro, o Sesc Bahia realiza a quarta edição do Narrativas Visuais: projeto que leva ao interior do estado intervenções artísticas e oficinas que buscam refletir sobre a inserção e a legitimidade das obras de arte nos espaços da cidade. Este ano, o eixo temático são os fluxos migratórios. A partir da afirmação de Nêgo Bispo (poeta, filósofo e líder quilombola) - “é preciso saber voltar pra casa” - o curador Alex Oliveira, fotógrafo, artista visual e educador natural de Jequié, propõe uma reflexão sobre os processos sorrateiros de apagamentos ao longo da história nacional e sobre pensarmos as cidades como espaços para a democratização da arte. Com uma programação inteiramente gratuita, o Narrativas Visuais estará presente nas cidades de Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. 

Em Jequié, a artista Marcele Matos irá ministrar nos dias 14, 16 e 18 de outubro a oficina de colagem manual “Fluxos e Memórias do Sol”, tendo como público-alvo alunos do Clube de Leitura Preta, projeto do Colégio Estadual Doutor Milton Santos, na comunidade quilombola Barro Preto. Com carga horária de seis horas divididas em três dias – segunda, quarta e sexta, de 14h às 16h - os encontros têm como objetivo trabalhar com a memória afetiva e a história da cidade, criando um espaço de diálogo e criatividade com os estudantes.  

Ao longo da oficina, a artista irá fazer uma introdução à colagem e contará um pouco sobre a história de Jequié, fundamentando o tema da atividade e apresentando a ideia do cartão postal como linguagem artística. A turma terá um momento de criação de retratos entre os alunos, em diferentes ações, que serão utilizados, posteriormente, para a confecção de colagens para cartões postais. Ao final do processo, eles farão uma dinâmica de envio destes postais a personalidades que eles já trabalham no clube de leitura, como o próprio escritor Milton Santos, que dá nome à escola.  

Nos dias 27, 28 e 29, Marcele apresenta a intervenção artística "Terra do Sol – Meu Lugar", uma referência a como a cidade é carinhosamente conhecida: “cidade sol”. A instalação acontece também no Colégio Milton Santos a partir de um mural de colagens digitais com figuras e paisagens locais, propondo um retorno às memórias afetivas e o fortalecimento do senso de pertencimento e conexão das pessoas com seu território. 

No dia 18 de novembro, acontece ainda o lançamento on-line do catálogo Narrativas Visuais, no canal do Sesc Bahia no Youtube. O acervo digital irá reunir todos os vídeos resultantes das intervenções e dos processos criativos dos artistas, tendo como condução narrativa o eixo temático da edição. 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!