Pesquisar

Jequié uma cidade travada; de sede a refém de outros municípios

Jequié uma cidade travada; de sede a refém de outros municípios

O município de Jequié, localizado na região sudoeste da Bahia, com uma população estimada 156 277 habitantes e área total de 3 035,423 km² e IDH (PNUD/2010[4]) 0,665 — médio e com cerca de 28 cidades na sua microrregião, onde a pecuária, agricultura, industria e comércio fazem parte da base do seu desenvolvimento, tem se tornado refém de várias outras cidades do estado, a exemplo de Vitória da Conquista, Itabuna, Santo Antônio de Jesus,  Amargosa e Salvador.

A cidade sol que antes contava com sede de órgãos como INEMA, DIRES, NR22, DENIT, PRE, SENAI, COELBA e outros estão atualmente vinculados a jurisdição de outros municípios. O fato gera dificuldade e burocracia na resolução de atividades para o desenvolvimento de Jequié.

Diante desde cenário, de atraso, e falta de iniciativa de políticos e principalmente da sociedade local, inviabiliza o progresso da cidade satélite.

E notório que a passividade e o comodismo contribuem para este cenário.

Enquanto Jequié dormita, cidades como Jaguaquara, Ipiaú e Maracás tem apressado seu apelo e batalha para atrair instituições e órgãos visando à expansão territorial, econômica e social no contexto regional e estadual.

 


Comentários

Não concordo . Que Jequié durante estes últimos anos tem perdido terreno pra cidades com Vitória da conquista, Itabuna, etc. Mas daí a afirmar que está perdendo terreno pra Ipiaú, Maracás, Jaguaquara, aí já é negativismo, forçar a barra    

obrigado pelo seu contato 

Marcos Cangussu

30 Setembro 2021

Deixe seu Comentário Aqui!