Pesquisar

Nomes são especulados para prefeito em cidades da região

Nomes são especulados para prefeito em cidades da região

Com as eleições municipais previstas para 02 de outubro de 2024, restam menos de 01 ano e 06 meses para que os brasileiros voltem às urnas para escolherem prefeitos e vereadores dos seus respectivos municípios. 
Vários rumores e especulações surgem nas cidades em relação a nomes que são comentados ou cogitados para uma possível disputa.  
As eleições são a festa da democracia. Com o clima brasileiro inebriado de política, as atenções em torno do próximo ano acabam suscitando muitas especulações, incertezas e expectativas para os próximos meses. É um misto de tensão e otimismo.
Os possíveis cenários são diversos, e perpassa por uma série de fatores, desde aprovação de contas, execução de obras, respaldo eleitoral e que tenham preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo.
Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive. Ele cobra impostos e taxas que, por sua vez, devem custear obras, serviços e políticas essenciais para a vida nas cidades.
Para 2024, uma importante informação está na conjuntura e construção política. 
O texto muda a regra de distribuição das chamadas “sobras” , que são as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional. Nesse sistema, é levado em conta o total de votos obtidos pelo partido (todos os candidatos e na legenda) em razão de todos os votos válidos.
Nos corredores políticos, aparecem as apostas. 


Jequié
Principal cidade do Médio Rio das Contas e com uma população superior a 158 mil habitantes, as possibilidades são várias. O atual prefeito Zé Cocá deve concorrer as eleições, Alexandre Yossef, Ramon Fernandes, Patrick Lopes, Ana Paula, Poliana Leandro, James Meira e Cesar Borges são os mais comentados.  

Jaguaquara: 
Conhecida como a capital do hortifrutigranjeiros da região e maior cidade do Vale do Jiquiriçá, preliminarmente aparecem nas rodas de conversas, os nomes de Edione atual gestora, Raimundo do Caldo, Branco empresário do setor agrícola, Ademir Moreira e Ricardo Lealdade. 

Ipiaú: 
Conhecida como uma das fortes produtoras de cacau, e administrada por Maria das Graças, diferentes nomes são conjecturados, a exemplo da secretária de Saúde, Laryssa Dias, o empresário Alipinho Doce Mel, Matheus Menezes presidente do PSB, Robson Moreira presidente da Câmara e Orlando Santos, vereador. 

Jitaúna 
A rainha do Cacau como é o seu lema, e que tem a frente da gestão pública, Marcelo Pecorelli, após a ascensão de Patick Lopes a deputado estadual poderá  polarizar a disputa entre Pecorelli e a ex-vereadora Rubia Cristina.   

Itiruçu:
A terra do “Morro Grande” comandada pela médica Lorenna Di Gregório e conhecida como uma das grandes realizadoras da festa do São Pedro poderá apresentar uma lista de seduzidos à prefeitura, como do vereador Ezequiel Borges, Junior Petruquio, vereador Jó de Ju, Jairo Leite, Wagner, Ailton Cesarino, Dr. Alender e Carlinhos, estes são os lembrados do momento.  

Lafaiete Coutinho: 
Um dos menores municípios da Bahia tem a frente o prefeito João Véi, descidente de Zé Cocá que foi eleito deputado estadual e que depois se tornou prefeito de Jequié tem como nomes especulados do vereador Vaval de Souza, Orlando Cardoso, Binho, Hélio Romão e Patrícia Miranda esposa de Zé Cocá. 

Poções: 
A terra do Divino, conhecida pelas baixas temperaturas divide a opinião dos eleitores em volta do ex-prefeito Luciano Mascarenhas e a atual Nilda Magalhães. 

Maracás: 
A cidade das flores, e que tem sua originalidade do nome indígena “Chocalho”, instrumento musical é administrada por Uilson Venâncio Gomes de Novaes, popular “Soya”, até agora tem poucas especulações, Nelson Portela, Fábio Pena e o empresário Gilmar da Jequié Som. 

 Apuarema
A cidade deverá apresentar nomes conhecidos no cenário político, Jorge Rogério atual prefeito, ex-prefeito José Washington e a novidade quem sabe de Geovanna.

Aiquara: 
Conhecida como “Refúgio das Preguiças tem como mandatário Delmar Ribeiro que anunciou como sua escolhida para a disputa Valéria Ribeiro, outros nomes deverão vir da Câmara Municipal. 

Gandu
A cidade que nasceu sob a sombra do majestoso pequi especula muita gente, o ex-prefeito Neco Cardoso, os secretários de Wendel Leite, Larissa Araújo, Daiana e Virgilinho, médico Eron, Djalma Galvão e Jeferson Conquista 10. 

Várias outras cidades da região, bem como as citadas têm apresentado através de conversas diárias na comunidade nomes que vem sendo especulados como possíveis participantes do processo eleitoral no próximo ano.  
Todas estas conjecturas só serão conhecidas em 2024, a partir da realização das convenções. Até lá muitas sondagens e conversas acontecerão para os desdobramentos do processo. 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!