A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em continuidade ao processo de divulgação de informações sobre a operação do Reservatório da Pedra, na Bacia do Rio das Contas, no Estado da Bahia, situado na cidade de Jequié (BA), segue divulgando as defluências do Reservatório da Pedra.
A Chesf destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.
O período úmido na Bacia das Contas iniciou no mês de novembro e segue até abril de 2022.
Na data de ontem (26/12) o Reservatório da Pedra atingiu 72,51% de seu volume útil, com afluência média diária de 1.720 m3 /s e defluência média diária de 700 m3 /s.
A previsão meteorológica continua a indicar ocorrência de chuvas, com intensidade de moderada a forte, na Bacia das Contas.
Hoje, 27/12, a previsão foi de uma afluência média diária da ordem de 2.500 m3 /s.
A defluência média diária será elevada para o valor de 800 m³/s.
Ressaltamos que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s, valor que poderá vir a ser superado, caso as condições hidrometeorológicas observadas na bacia assim o requeiram.
Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.
Em virtude de a Bacia do Rio de Contas encontrarem-se no seu período úmido é importante e necessário que seja fortemente evitada à ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, haja vista a possibilidade da prática de vazões mais elevadas neste período devido à ocorrência de chuvas na bacia, observando os limites operativos vigentes. (MC)
Comentários