Pesquisar

Período úmido da Bacia de Contas do Reservatório da Barragem de Pedra segue até abril de 2022

Período úmido da Bacia de Contas do Reservatório da Barragem de Pedra segue até abril de 2022

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em continuidade ao processo de divulgação de informações sobre a operação do Reservatório da Pedra, na Bacia do Rio das Contas, no Estado da Bahia, situado na  cidade de Jequié (BA), segue divulgando as defluências do Reservatório da Pedra.

A Chesf destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.

 

O período úmido na Bacia das Contas iniciou no mês de novembro e segue até abril de 2022.

Na data de ontem (26/12) o Reservatório da Pedra atingiu 72,51% de seu volume útil, com afluência média diária de 1.720 m3 /s e defluência média diária de 700 m3 /s.

A previsão meteorológica continua a indicar ocorrência de chuvas, com intensidade de moderada a forte, na Bacia das Contas.

Hoje, 27/12, a previsão foi de uma afluência média diária da ordem de 2.500 m3 /s.

A defluência média diária será elevada para o valor de 800 m³/s.

Ressaltamos que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s, valor que poderá vir a ser superado, caso as condições hidrometeorológicas observadas na bacia assim o requeiram.

Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.

Em virtude de a Bacia do Rio de Contas encontrarem-se no seu período úmido é importante e necessário que seja fortemente evitada à ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, haja vista a possibilidade da prática de vazões mais elevadas neste período devido à ocorrência de chuvas na bacia, observando os limites operativos vigentes. (MC)

 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!