A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, cumpriu dois Mandados de Busca e Apreensão na cidade de Brumado, em endereços pertencentes a um homem de 54 anos que aplicou um golpe em 21 idosos.
O golpe consistiu em uma viagem de cunho espiritual para a Europa, intitulada "Peregrinação aos Santuários Marianos", que seria "guiada" por um padre. As vítimas, um grupo de pessoas idosas e católicas, pagaram um valor individual de R$ 26.620,00 cada uma, totalizando aproximadamente R$ 500.000,00. O pacote contratado consistia em uma viagem de 15 (quinze) dias pela Europa, com passagem por Portugal, Itália e França, intitulado Peregrinação aos Santuários Marianos, prevista para novembro de 2024.
O pagamento foi realizado de forma mista: algumas vítimas optaram pelo pagamento à vista, enquanto outras parcelaram o valor em até 10 vezes, com boletos distribuídos entre janeiro e outubro de 2024. Inicialmente, a viagem estava marcada para novembro, coincidindo com a conclusão do pagamento.
A investigação revelou que o golpista agiu por meio de uma empresa fictícia e começou a adiar a data da viagem, apresentando justificativas frágeis e sem coerência. Em meados de fevereiro, o golpista comunicou o cancelamento definitivo do pacote, sem fornecer explicações detalhadas ou responder às tentativas de contato das vítimas. Existem vítimas em pelo menos 3 Estados.
Na operação, foram apreendidos celulares e computadores que agora serão periciados para extração de dados. A Polícia Civil da Bahia destacou a vulnerabilidade e a religião das vítimas, que foram lesadas em pelo menos três estados.
A Polícia Civil da Bahia demonstrou sua força e eficiência ao cumprir os mandados de busca e apreensão e trabalhar para desvendar os detalhes do golpe. A instituição reforça seu compromisso em proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, como os idosos.
Comentários