Moradores de Jequié estão insatisfeitos com o atendimento na área de saúde. A população reclama da falta de médicos, remédios, atendimento nas unidades de saúde e a demora na marcação de exames. A pasta é conduzida pela vice-prefeita Poliana Leandro (PT).
O Sistema Único de Saúde, popularizado como SUS, consiste em uma importante política pública brasileira de atendimento e atenção à saúde da população brasileira. O sistema oferece serviços gratuitos de maneira universal. Ele é um dos únicos sistemas de saúde do mundo nacionalmente integrado.
Tem medicamentos nos postos, médicos, odontólogos e atendimento? Para parte da população falta alguns serviços. A secretária rebate as críticas e diz que tem assistido à população. Quando questionada da sua ausência nos meios de comunicação para falar com o povo, Poliana revelou que tem dedicado a maioria do tempo para resolução de problemas da pasta.
Segundo a SMS, na área urbana são atendidos em média, 4400 pessoas por mês.
Futuro?
Estão em andamento nas unidades do Julia Magalhães; Centro de Saúde de Jequié; Laboratório Municipal; Giserlando Biondi; Idelfonso Guedes; Gilson Pinheiro; Amando Borges e CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
Serão implantados novos serviços como: Realização de ECG nas unidades de Saúde; Tratamento de Escleroterapia (Procedimento/medicamento) e Kit lanche para todos os pacientes do TFD.
Serviços de Neuropediatria, além das consultas e diagnósticos iremos oferecer as terapias com: Psicopediatra; fisioterapia; Terapeuta Ocupacional, Psicóloga infantil e eletroencefalograma e Órteses e próteses através do NUPREJ
A realização de projetos sociais como SAMU nas escolas (objetivo: Capacitar trabalhadores/profissionais da educação a intervirem com ações de primeiros socorros em alunos do sistema de educação).
A realização de Feiras de Saúde para rastreamento o Câncer de Mama (junto ao governo do estado)
Segundo a Constituição Federal no Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A saúde não pode esperar.
Comentários