Fora do comando do governo da Bahia e do Brasil, e com muitas indecisões, o Partido Progressista perdeu nesta terça-feira, 14 de novembro uma grande liderança regional.
A Prefeita Edione Agostinione, gestora da maior cidade do Vale do Jiquiriça trocou o PP pelo PT, algo que divulgamos de forma antecipada.
Edione recentemente participou em Brasília de evento nacional da sigla, e deixou transparecer que estaria de malas prontas para abrigar no Partido dos Trabalhadores.
O fato interfere diretamente no cenário político regional, pois, Jaguaquara por muitos anos foi território da família “Leão”, cujo deputado Federal João Leão mantinha forte liderança com apoio do ex-prefeito Giuliano Martinelli e da atual gestora.
O egresso de Edione ao grupo de Jerônimo e Lula e uma possível aliança com o deputado federal Jorge Solla (PT), conhecido como o “Rei do Vale” denota-se um afastamento do rugido do “Leão”.
Em 2024, ano de eleições municipais, as tomadas de decisões acontecerão, e outros prefeitos da região poderão compor esta debandada iniciada por João Vei (Lafaiete Coutinho), Ulisses Veiga (Piraí do Norte), Edione (Jaguaquara) e outros.
Nos bastidores políticos, as especulações apontam que os prefeitos de Lajedo do Tabocal, Apuarema, Ipiaú e Itamari e outras cidades da região podem seguir o mesmo caminho. Parece que a terra está fértil.
Comentários