Com vistas ao fortalecimento e consolidação do Turismo e da difusão e promoção da Cultura no âmbito do município, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá, cumpriu extensa agenda em Salvador nos dias 3 e 4, iniciando com um encontro com o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges Gonçalves.
Durante a reunião foi abordado sobre o projeto TurisQualy Bahia, plataforma digital voltada à capacitação e qualificação de gestores públicos, empreendedores e profissionais que atuam em atividades turísticas. Em prosseguimento, o gestor municipal esteve em audiência com a superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, e com o coordenador de Políticas para Povos Indígenas, Jerri Matalawê, tratando sobre o planejamento da Secretaria de Cultura e Turismo para a recuperação da memória dos povos indígenas e para a valorização dos saberes e fazeres da cultura indígena em Jequié.
O secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, esteve, ainda, com a superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Amanda Cunha, representando o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; pelo diretor de Espaços Culturais, Geovan Braz; pela diretora de Territorialização da Cultura, Nadjane Soares; pela coordenadora de Gestão dos Espaços Culturais, Maria Edvanda Rodrigues; pela Coordenadora de Dinamização dos Espaços Culturais; Erida Beatriz; e pelo coordenador de Infraestrutura da Diretoria de Espaços Culturais, Ailton Gonçalves.
Entre muitas pautas, foram discutidos sobre um edital do Governo do Estado, que deverá estar voltado para a cultura popular no São João, o projeto Livro na Cesta, a Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié) e o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Cultura da Bahia e a Prefeitura de Jequié, em relação ao Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães.
“Seguimos mobilizados em prol da consolidação das políticas públicas de promoção da Cultura e de fomento do Turismo em nosso município. Essas outras ações, quando apoiadas pelos órgãos e secretarias estaduais, acabam sendo potencializadas e é isso que buscamos. Temos procurado reunir mais apoio para que as iniciativas públicas de Cultura e Turismo alcancem cada ainda mais pessoas, contemplando um número maior de artistas, abrangendo, ainda, a cadeia de produção turística, que emprega e gera renda para centenas de pessoas. Quanto mais esses setores estiverem estruturados, melhor para a nossa população.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.
Comentários