Pesquisar

Prefeitura de Jequié disponibiliza inserção de DIU para mulheres na Unidade de Saúde do Curral Novo

Prefeitura de Jequié disponibiliza inserção de DIU para mulheres na Unidade de Saúde do Curral Novo

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando o serviço de atendimento para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) às mulheres atendidas pela rede municipal de saúde. A ação, que é coordenada pelo Departamento da Assistência em Saúde, em parceria com a enfermeira especialista da rede, Analu Santos Froes, está sendo ofertada aos sábados na Unidade de Saúde da Família Senhorinha Ferreira de Araújo, no bairro Curral Novo, e tem o objetivo de oferecer mais uma alternativa de método contraceptivo que seja eficaz, auxiliando no planejamento familiar.

O dispositivo, que é de cobre, possui duração de 10 anos, gerando comodidade para as mulheres. Para realizar a colocação do DIU, a paciente deve fazer o agendamento através do telefone 93505 0731 e, quando for chamada à USF Senhorinha Ferreira de Araújo, deve estar portando documento de identificação com foto e cartão do SUS. Antes de serem direcionadas ao serviço, as beneficiadas serão submetidas a consulta de enfermagem e exames, todos disponíveis na unidade. O DIU pode ser retirado no momento em que a mulher desejar, permitindo que ela retorne à sua capacidade de engravidar.

De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, o método é uma grande ferramenta de prevenção à gravidez, sendo indicado para mulheres que procuram uma solução reversível e que não se adaptam ou possuem contraindicações a outros métodos contraceptivos.

“Esta iniciativa estará disponível às mulheres que querem manter o seu planejamento familiar. Importante entender que esta é uma alternativa a mais e que as mulheres dispõem, também, dos outros métodos contraceptivos, como anticoncepcionais de uso oral e injetável, além da disponibilização de preservativos masculinos e femininos, o único método capaz de prevenir a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. O essencial mesmo é o cuidado que todos temos que ter com a saúde.”, afirmou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!