Pesquisar

Prefeitura de Jequié divulga nota sobre denúncia de omissão de socorro do Samu

Prefeitura de Jequié divulga nota sobre denúncia de omissão de socorro do Samu

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, informa que às 11:12h desta sexta-feira, 18, o Serviço Móvel de Urgência 192 (SAMU Regional), recebeu um chamado para atendimento de uma ocorrência relativa à um incidente envolvendo uma pessoa que teria recebido uma mordida de cachorro no pé, enquanto transitava de moto por uma via pública da cidade. Durante o atendimento, o médico regulador, mantendo-se de acordo com o protocolo de regulação, que indicam quais casos em que as ambulâncias devem ou não ser deslocadas para o atendimento, classificou a ocorrência como de baixo risco, pois, pela narrativa do acompanhante, a paciente não apresentava sinais focais de urgência. Respeitando a classificação, o médico regulador orientou ao acompanhante da paciente que ele a conduzisse a um hospital, dado o caso não ser um caso que configurava atendimento de urgência e, por isso, não havia risco de morte.

O SAMU esclarece que, também, não procede a informação de que o atendimento por parte do médico regulador tivesse sido grosseiro. Os profissionais da unidade regional do SAMU 192 seguem, criteriosamente, as premissas públicas de atendimento, com a prestação do serviço humanizado e feito com o máximo de profissionalismo e esmero, sendo que todos os chamados recebidos são gravados para fins administrativos, jurídicos e já foram analisados, corroborando para que toda esta situação tivesse sido esclarecida, comprovando a verdade dos fatos.

É importante salientar que, após a orientação do médico regulador, a paciente vitimada pela mordida canina, foi encaminhada pelo acompanhante para o hospital, sendo atendida e liberada em seguida, comprovando que o chamado para a ambulância não era um atendimento de urgência. Mesmo com as orientações de atendimento prestadas, o acompanhante, em completo descontrole, invadiu as dependências da sede do SAMU Regional, ameaçando e colocando em risco os profissionais da Saúde em seu local de trabalho, além de fazer falsas acusações de mau atendimento e de negativa de prestação de socorro. Com o ataque ao órgão público, os profissionais do SAMU acionaram a Polícia Militar, mas o homem em questão já havia deixado as dependências da unidade tomando rumo ignorado. Medidas cabíveis e legais já estão sendo adotadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é regional, atende, além de Jequié, mais outros 26 municípios na sua área de abrangência e todos os seus veículos, bem como seus profissionais, devem estar de prontidão e sempre à postos para prestarem socorro imediato nas ocorrências de urgência em que vidas humanas estejam em risco de morte.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!