A Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), iniciou nesta quinta-feira, 5, no Centro, uma campanha de conscientização quanto ao uso da faixa e do semáforo de pedestres para uma travessia segura. A iniciativa faz parte das ações da Semana Municipal do Trânsito, que este ano desenvolve o tema “No trânsito, escolha a vida!”, com o propósito de fazer as pessoas refletirem sobre o comportamento no trânsito e, desta forma, se comprometer a adotar uma postura mais consciente e responsável, respeitando as leis e priorizando a vida de todos os usuários das vias públicas.
Focada no transeunte, a campanha ocupou o cruzamento entre a Rua Félix Gáspar, Travessa Francisco Alves Meira e Praça da Bandeira, e os agentes de trânsito prestaram orientações sobre a forma mais segura para atravessar a rua, além de informações sobre como utilizar o semáforo de pedestres, equipamento complementar à sinalização semafórica e disponível ao usuário para indicar aos condutores de veículos que ele deseja atravessar a via, mesmo estando na faixa de pedestres.
De acordo com o artigo nº 214, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada é infração. A infração é gravíssima e resulta em penalidade de sete pontos na Carteira de Habilitação, além da autuação que pode se transformar em multa.
Para a superintendente municipal de Trânsito, Karla Geambasteane, muitos condutores e transeuntes já respeitam e usam tanto a faixa, quanto o semáforo de pedestres, mas é importante reforçar o uso.
“A campanha é educativa, sendo executada ao longo das próximas semanas e faz parte das ações que temos levado para o trânsito. Além das blitzen educativas, temos parceria com a Secretaria de Educação, estamos indo até as escolas públicas e privadas, levando orientações às crianças e adolescentes e é sempre muito importante lembrarmos aos usuários do trânsito que, nos locais onde haja semáforo, se o pedestre iniciar a travessia quando o sinal estiver vermelho para o condutor, mesmo se, em seguida, o sinal fique verde, o condutor deve esperar o pedestre concluir a travessia, para depois seguir em frente. Não custa reforçar o tema da campanha nacional deste ano, no trânsito, escolha a vida.”, explicou a superintendente municipal de Trânsito, Karla Geambastiane.
Comentários