Pesquisar

Prefeitura remove barracas no Centro de Abastecimento Vicente Grilo e ação gera protestos entre comerciantes

Prefeitura remove barracas no Centro de Abastecimento Vicente Grilo e ação gera protestos entre comerciantes

A destruição e retirada de equipamentos de três barracas de comerciantes do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), em Jequié, na manhã desta quarta-feira (10 de dezembro), gerou revolta e apreensão entre trabalhadores do local. As estruturas pertenciam a permissionários que atuavam no ramo de alimentação, com serviços de restaurante, e foram derrubadas por equipes da Prefeitura Municipal de Jequié como parte de um processo de requalificação do espaço.

Comerciantes que tiveram suas barracas removidas criticaram a ação e afirmam que não receberam alternativas viáveis para continuar trabalhando. Eles dizem temer o desemprego e os impactos sociais decorrentes da perda de seus pontos comerciais, cobrando da administração municipal medidas que garantam condições de trabalho e permanência no mercado.

Em nota enviada ao Blog Marcos Cangussu, a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informou que a intervenção integra o projeto de modernização do CEAVIG. A gestão municipal afirmou ter iniciado a retirada das três barracas remanescentes da área onde será construído um novo espaço gastronômico, considerado uma etapa necessária para o avanço das obras.

Ainda segundo o comunicado, todos os procedimentos administrativos teriam sido cumpridos, assegurando aos permissionários o direito ao contraditório e à ampla defesa. A prefeitura destacou que publicou edital oferecendo opções de realocação ou indenização, mas que os comerciantes envolvidos não aderiram às alternativas apresentadas.

A nota reforça que, após a revogação das concessões de uso, os permissionários foram formalmente notificados e tiveram prazo para a desocupação voluntária dos espaços. Como não houve cumprimento das determinações, foi feita a retirada compulsória das estruturas.

A administração municipal afirmou também que toda a operação foi registrada em foto e vídeo e que os pertences recolhidos foram catalogados em termo de apreensão, garantindo posterior conferência e devolução aos ex-permissionários.

A prefeitura concluiu reiterando que as ações visam à modernização do Centro de Abastecimento, com foco no fortalecimento do comércio local, na melhoria do ambiente urbano e na oferta de mais conforto e segurança para comerciantes e consumidores.

Enquanto isso, os trabalhadores afetados prometem continuar reivindicando diálogo e soluções que lhes permitam retomar suas atividades.


Comentários