O Sesc Bahia apresenta ao público, a partir de 2 de outubro de 2025, o resultado da residência artística da 5ª edição do Narrativas Visuais, projeto que fomenta a produção artística contemporânea no campo das artes visuais e fortalece redes culturais territoriais a partir da escuta sensível e da conexão entre arte, memória e pertencimento. Este ano, a iniciativa chega às cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Jequié e Porto Seguro, com intervenções urbanas inéditas e oficinas abertas ao público.
Inspirado na trajetória do artista indígena Jaider Esbell (1979-2021), esta edição traz como tema Geografias do Invisível, propondo a investigação de territórios não representados nos mapas tradicionais, como os afetivos, espirituais, ancestrais e encantados.
Os artistas selecionados participaram de uma residência artística virtual conduzida pela artista, curadora e educadora Tina Melo, que orientou os processos criativos desenvolvidos especialmente para esta edição.
• Jequié
Artista: Noah Cidreira Ribeiro
Proposta: Tudo Passa
Intervenção composta por dois núcleos:
- Instalação Diagrama de Transcriação Geracional 1, no Museu da História de Jequié, configurada como um gabinete de memórias afetivas. Reunirá fotografias, objetos pessoais, documentos históricos e textos poéticos em diagramas visuais, conectando identidades dissidentes contemporâneas com figuras históricas da cidade.
- Mural Tudo Passa, resultado da oficina Fotografia e Colagem: Memória, Identidade e História, em que os participantes criarão composições visuais explorando identidade e memória, apropriando-se da cidade e de sua história como parte da construção de novas narrativas coletivas.
Comentários