A partir do dia 3 de julho, o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, contará com um novo serviço voltado à humanização do cuidado pediátrico: a Classe Hospitalar. A iniciativa marca um avanço na atenção educacional a crianças e adolescentes hospitalizados, sendo a Uesb a principal articuladora dessa conquista, em parceria com o HGPV, que também desempenha papel fundamental na aceitação e implementação do projeto.
A Classe Hospitalar será implantada no “Castelinho”, espaço dedicado ao atendimento pediátrico no HGPV. A proposta surgiu após convite da diretoria do hospital, que reconheceu no projeto uma oportunidade de somar esforços à conquista do Selo Estadual de Humanização da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
Além do suporte pedagógico aos pacientes internados, o projeto também cumpre uma função formativa junto ao curso de Pedagogia da Uesb. O projeto é financiado com recursos do Auxílio à Extensão (AuxExt), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).
A atuação da Classe Hospitalar ocorrerá, prioritariamente, no turno vespertino, em respeito à rotina clínica dos pacientes no período da manhã. As atividades incluirão acompanhamento de tarefas escolares, aplicação de avaliações, propostas lúdico-pedagógicas e a elaboração de relatórios para as escolas de origem das crianças. Após a implantação em Jequié, a Uesb articula a expansão do modelo para outras unidades, como o Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista. Foto: Ascom/Uesb
Comentários