Motoristas que trafegam pelas ruas de Jequié, devem estar atentos a fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito – SUMTRAN, que dispõe agora de veículo com câmera destinado a vigilância de automóveis estacionados na área da zona azul, a exemplo de pessoas com um tipo de veículo que para em faixa destinada à outra categoria.
O supervisionamento deve estender também para os bairros, onde muitos condutores deixam seus carros e motos parados sobre as calçadas.
Parte da população espera que o município consiga realizar o monitoramento e fiscalização impedindo o uso das calçadas, destinadas a pedestre por parte de comerciantes de Jequié.
O fato é algo corriqueiro, há anos sem que nenhum órgão de fiscalização consiga impedir tamanha irregularidade.
- 581-91 (calçadas e passeios)
De acordo com o Anexo I do CTB, CALÇADA é a “parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins”, enquanto que PASSEIO constitui a “parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas”.
A SUMTRAN conta atualmente com 7 agentes de trânsito e a partir de abril contará com outros 24 aprovados em concurso. O município que conta com uma frota de aproximadamente 70 mil veículos teria que dispor de 70 agentes, um para cada mil automóveis.
Comentários