Em três anos o número de financiamentos para o cultivo de Cacau no território do Médio Rio das Contas, composto por 16 municípios saltou de 900 mil em 2021 para 7 milhões em 2023 junto ao Banco do Nordeste principal financiador da cultura.
A troca de informações, capacitação e difusão de tecnologia pela CEPLAC foram os principais responsáveis pelo avanço destes números e produção do cacau.
Os créditos são realizados através do CREDAMIGO.
Atualmente a arroba do cacau é comercializado em Jequié por cerca de 585 arrobas. Além da cidade sol, Jitaúna e Ipiaú se destacam como grandes potenciais.
No próximo dia 26 de março, terça-feira, às 8h, no auditório Manuel Sarmento da Uesb – Jequié acontece o encontro de encerramento do Plano de Ação Territorial – PAT – PRODETER com a realização de palestra sobre o Prodeter Banco do Nordeste (Superintendência Estadual); apresentação dos resultados do PAT (Edson Járade Santos Miranda - coordenador do projeto e técnico da Ceplac); coffee break e palestra: Cacau, Chocolate, Alimento (Dr. Valnei Luciana Pereira Pestana).
Comentários