Pesquisar

Bahia vai produzir quatro medicamentos para tratamento de câncer e doenças raras

Bahia vai produzir quatro medicamentos para tratamento de câncer e doenças raras

A Bahia vai produzir quatro medicamentos biológicos usados no tratamento de câncer e doenças raras por meio da Bahiafarma. A aprovação dos projetos da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) foi anunciada nesta segunda-feira (24), durante reunião do GECEIS, em São Paulo, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

Segundo Jerônimo, o investimento do Governo Federal deve fortalecer a indústria farmacêutica no estado e ampliar a oferta de medicamentos do SUS produzidos na Bahia.

Foram autorizadas as produções de Bevacizumabe (câncer e doenças oculares), Eculizumabe (doença rara HPN), Nivolumabe (melanoma e câncer de pulmão) e Pertuzumabe (câncer de mama).

A secretária de Saúde, Roberta Santana, destacou que os biológicos representam o que há de mais avançado na área farmacêutica e colocam a Bahia em posição de destaque no setor de biotecnologia.

A aprovação conclui um processo iniciado em 2024, quando a Bahiafarma apresentou 18 projetos ao Ministério da Saúde dentro dos programas PDP e PDIL, parte da estratégia nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Foto: Fide


Comentários