Pesquisar

Candidatos sujam as ruas de Jequié em busca do voto indeciso; eleitores madrugam na fila

Candidatos sujam as ruas de Jequié em busca do voto indeciso; eleitores madrugam na fila

As ruas de Jequié, no Médio Rio das Contas amanheceram neste domingo, 06 de outubro, dias das eleições municipais, cobertas de santinhos. Milhares de papéis com os nomes e números de candidatos foram jogados em ruas residenciais e encontrados aos montes em frente aos locais de votação. Os panfletos pertenciam a candidatos de vários partidos e é um grande desrespeito ao cidadão jequieense. 

A poluição ambiental e visual das ruas é um dos prejuízos causados por essa prática. Além de ser uma das cenas mais deploráveis nas eleições brasileiras.
Apesar de todas as orientações e ameaças feitas pela Justiça Eleitoral, muita gente se dispõe a passar a madrugada jogando os papeis nos locais de maior circulação de pessoas. Candidatos e cabos eleitorais visam, principalmente, os locais de votação, na esperança que o santinho jogado no chão chame a atenção do eleitor.

A movimentação acontece pela madrugada, onde candidatos e apoiadores fazem um verdadeiro “derramamento” do material nos locais próximos a votação. 

O município de Jequié tem 118.674 pessoas aptas a votar neste ano. 

Os primeiros eleitores começaram a chegar aos locais de votação, por volta das 5h30 da madrugada, para alguns, a idéia é evitar o tumulto das filas. Nestas eleições foram inscritos dois candidatos a prefeito e 227 para vereador, 19 destes serão eleitos neste domingo. 

Em 2020 foram computados 88.678 votos, destes 79.137 (89,24%) válidos, brancos 2.466 (2,78%), nulos 7.075 (7,98%) e as abstenções, aqueles que não foram votar somou 20.197 (18,55%). 

Como denunciar? - Flagrou boca de urna? Compra de votos? Transporte ilegal de eleitores? Abuso de poder pelos candidatos ? Faça uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral pelo site: https://novoportal.mpf.mp.br/mpf/mpfservicos/denuncia  . O TSE também recebe denúncias sobre desinformação pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

Aplicativo de denúncia 

Portaria TSE nº 662/2024 estabelece que as estatísticas de denúncias devem ser acessadas pela versão web do Pardal. Pela ferramenta, também é possível acompanhar a denúncia realizada pelo número do protocolo. 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!