O Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Defesa Civil Nacional, confirmou a chegada de duas aeronaves à cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, para apoiar os municípios afetados pelas fortes chuvas na região para o transporte de pessoas, insumos e retirada de moradores de áreas isoladas. Uma terceira aeronave já foi requisitada para integrar a operação e deve chegar até esta segunda-feira (27).
Além disso, a Defesa Civil Nacional promoveu, ao longo do domingo (26), uma série de reuniões com a presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, para definir as medidas e estratégias a serem adotadas e a divisão das equipes.
Até o último relatório divulgado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), 33 municípios reportaram ocorrências relacionadas a riscos hidrológicos, como alagamento, inundação e enxurrada, em virtude da chuva intensa que teve início no dia 23 de dezembro. A maior parte das cidades já havia sido afetada pelas fortes chuvas do final de novembro.
Os municípios afetados são: Alcobaça, Belo Campo, Caatiba, Coaraci, Dário Meira, Gandu, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Iramaia, Itabuna, Itagimirim, Itajuípe, Itambé, Itapé, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Manoel Vitorino, Maracás, Medeiros Neto, Milagres, Mirante, Pau Brasil, Poções, Salvador, Teixeira de Freitas, Teolândia, Ubaíra e Wenceslau Guimarães.
Até o momento, cerca de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.
Comentários