Personagem destacado no cenário educacional da região do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, lembrado e admirado por sua contribuição para a consolidação do município de Jequié como importante polo da área da Educação, o professor Flaviano Pinheiro Neto faleceu nesta quarta-feira (19), em Salvador, em decorrência de complicações de saúde. Consternado com a notícia que enlutou Jequié, o deputado estadual Hassan (PP) destacou as qualidades do educador e registrou moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), lamentando a irreparável perda e externando seus sentimentos aos filhos, familiares, amigos, funcionários do Colégio Antonio Pinheiro (CAP) e comunidade escolar.
O deputado lembrou que o professor fixou residência em Jequié na década de 1960, ao lado da esposa Edna Soares Pinheiro, de saudosa memória, e dentre outras contribuições fundou o Colégio Antonio Pinheiro (CAP) por onde passaram importantes nomes da sociedade jequieense. “O professor Pinheiro também atuou como diretor do extinto Instituto Biológico da Bahia, (IBB) citou Hassan.
Ao ingressar no ensino público, o professor Pinheiro assumiu a cadeira de Física, no antigo Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP), hoje transformado no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco. “Ele valorizava muito o ensino, e considerava a educação elemento fundamental para a formação do cidadão e para o desenvolvimento do município, do Estado e do País”, frisou o deputado. Hassan lembrou ainda que milhares de estudantes passaram pela sala de aula do mestre Pinheiro, se preparando para ingressar no ensino superior.
O casal Flaviano e Edna Pinheiro teve três filhos, dois dos quais seguiram seus passos no setor educacional, os professores Antonio Pinheiro Neto e Gerusa Soares Pinheiro.
Comentários