Destacando que a falta de abastecimento de água compromete a saúde da população e a expõe a doenças de origem hídrica pela utilização de fontes inadequadas ou contaminadas, o deputado municipalista Hassan (PP), membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues, à secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Gomes Moraes, e ao diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Jayme Vieira Lima Filho, a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nas comunidades da Barragem de Pedras e do distrito de Florestal, ambos localizados no município de Jequié. “A falta de água potável ameaça a saúde pública, prejudica a agricultura familiar e outras atividades econômicas, impedindo o desenvolvimento socioeconômico”, pondera o parlamentar.
Ao apresentar sua solicitação, através de indicações protocoladas na Alba, o legislador frisou que o acesso à água potável é um direito humano básico, que pode ser garantido pelo Estado através da implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água. A iniciativa do deputado atende ao pedido formulado pelo vereador de Jequié, Bui Bulhões, segundo o qual “as comunidades citadas enfrentam contínua escassez hídrica, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida de seus moradores, que dependem desse recurso essencial para atender às necessidades mais básicas, como o consumo humano, o preparo de alimentos e os cuidados essenciais à higiene”. E o deputado acrescenta que “o impacto é ainda maior entre os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos”.
O parlamentar aponta que Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água apresentam soluções viáveis e eficazes para atender comunidades afastadas ou carentes, como as da Barragem de Pedras e do distrito de Florestal. “Trata-se de uma alternativa de menor custo e alto impacto, possibilitando que os moradores tenham acesso seguro e contínuo à água de qualidade”. De acordo com ele “em comunidades como essas, compostas por famílias que convivem diariamente com os desafios impostos pela falta de água potável, a implementação de um SSAA se revela como a resposta mais ágil e efetiva, que contribuirá de forma significativa para a segurança alimentar e para o fortalecimento da produção local”.
Hassan finaliza as indicações frisando que a implantação dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nas comunidades da Barragem de Pedras e no distrito de Florestal trará melhorias expressivas na qualidade de vida dos seus moradores. “Além de reduzir os riscos à saúde, o abastecimento regular de água favorecerá o desenvolvimento social e econômico das comunidades, promovendo equidade social e oportunidade para o exercício pleno da cidadania”. O deputado entende que a implantação dos sistemas solicitados será ação direta de inclusão social, atendendo a uma necessidade humana fundamental, fortalecendo o compromisso do Estado em promover o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais.
Comentários