Pesquisar

Governo inicia implantação do ‘Coletivos Bahia pela Paz’ em Jequié

Governo inicia implantação do ‘Coletivos Bahia pela Paz’ em Jequié

Os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ estão chegando em Jequié, no Médio Rio de Contas. Equipes técnicas do projeto ficam no município até esta sexta (04 de julho), mapeando serviços e lideranças locais, etapa primordial à implantação da iniciativa nos territórios. Depois de Feira de Santana, Jequié é a segunda cidade do interior do estado a receber o projeto, que é voltado à promoção da cidadania, à garantia de direitos e à prevenção da violência. Os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ são a porta de entrada do ‘Programa Bahia pela Paz’ e atuam nos territórios promovendo iniciativas direcionas a adolescentes e jovens, de 12 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, e suas famílias.

O mapeamento territorial, que está sendo realizado em Jequié esta semana, envolve um estudo detalhado do bairro onde o Coletivo será implantado. A equipe faz um diagnóstico da realidade local, considerando dados demográficos, perfil socioeconômico, história local, cultura, economia e mobilização comunitária. Também são avaliados os hábitos, interesses e necessidades dos adolescentes e jovens da região, identificando iniciativas existentes que envolvem a juventude. O levantamento inclui ainda análise dos principais desafios enfrentados pela população jovem, como acesso à saúde, educação, assistência social e segurança pública.

A equipe já esteve no Comando local da Polícia para apresentar a proposta dos Coletivos e, em conjunto, avaliar os possíveis espaços para sua instalação em Jequié. Na terça-feira (01), foram feitas visitas ao Neojiba (projeto voltado à formação de jovens através da música), escolas, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e outros serviços locais, como parte do mapeamento que subsidia a implantação do projeto no município.

O projeto ‘Coletivos Bahia pela Paz’ é uma iniciativa do ‘Programa Bahia pela Paz’, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), que atua nos territórios baianos por meio de serviços comunitários voltados à promoção da cidadania e dos direitos humanos. O objetivo do projeto é promover os direitos das juventudes em situações de vulnerabilidade, por meio de uma nova abordagem das políticas de segurança pública, centrada na cidadania, justiça social e cultura de paz, promovendo sua inclusão e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!

Erro na Linha: #234 :: Constant FILTER_SANITIZE_STRIPPED is deprecated
/home/marcoscangussuco/public_html/themes/blog/interna.php