Pesquisar

Hassan defende a regionalização da saúde para evitar deslocamento de pacientes

Hassan defende a regionalização da saúde para evitar deslocamento de pacientes

O deputado municipalista Hassan (PP), que já indicou ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária da Saúde, Roberta Santana, o fortalecimento dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde para garantir a gestão mais eficiente dos recursos e melhor coordenação das ações, defende a regionalização dos serviços e tratamento médicos como melhor alternativa para reduzir o número de pacientes que precisam se deslocar dos seus municípios para Salvador ou outros locais, percorrendo grandes distâncias.

Para debater esta questão, o parlamentar, que é membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), propôs e o colegiado aprovou a realização de audiência pública no dia 10 de dezembro próximo. O encontro terá como tema ‘Os desafios enfrentados para o deslocamento intermunicipal de pacientes’, considerando os problemas que eles têm enfrentado nas estradas para ir a Salvador ou outros municípios para realizar exames, cirurgias e ou tratamentos.

“Se regionalizarmos a saúde, levando atendimentos especializados ao interior, com certeza conseguiremos reduzir a quantidade de pacientes que precisam se deslocar”, afirma Hassan. O deputado cita como exemplo a audiência pública realizada em Jequié pela Comissão de Saúde e destaca que “nós debatemos e indicamos a instalação no município da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o governo do Estado acatou e implementou esse importante equipamento, e já percebemos a diminuição do número de pacientes que precisam ir a Salvador”.

O deputado considera que diante da sensibilidade do tema, e o impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos que necessitam realizar deslocamentos para realização de procedimentos médicos, “é de grande importância o amplo debate, com a participação de representantes públicos, membros dos conselhos de saúde, gestores, entidades fiscalizatórias e a sociedade civil, a fim de buscar soluções viáveis e sustentáveis para melhorar o acesso à saúde pelos cidadãos baianos”.

Hassan explicou que audiência pública discutirá a regionalização dos serviços de saúde, analisando a importância de melhor distribuição e organização dos serviços de saúde no estado, de forma a promover a regionalização eficiente que possa minimizar a necessidade de deslocamentos extensos e onerosos para os pacientes. Outro foco será as dificuldades enfrentadas pelos pacientes devido às longas distâncias que precisam ser percorridas para acessar serviços de saúde especializados em outros municípios.

A oferta de assistência será outro ponto da pauta, colocando em discussão a carência de serviços de saúde em determinadas regiões, e a necessidade de buscar alternativas para suprir essa demanda, garantindo acesso adequado e em tempo hábil aos tratamentos necessários. O parlamentar destaca que “a viabilização de um espaço democrático para a discussão de problemas que afetam diretamente a vida de muitos cidadãos pode impulsionar mudanças significativas na gestão dos recursos de saúde”. Ele entende que “dessa forma, é possível alinhar estratégias que garantam o acesso mais equitativo e eficiente aos cuidados médicos, melhorando a qualidade de vida da população”.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!