Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, é um dos 275 municípios da Bahia que estão em estado de epidemia de Dengue. Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que o município acumula 178 casos da doença. Pensando nisso, o Hospital de Jaguaquara, unidade da Sesab gerida pela Fundação Fabamed, implantou o Serviço de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti. A ação, criada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, busca promover ações preventivas, educativas e de combate à doença em toda a região.
Na última semana, o Serviço realizou uma inspeção técnica em toda a unidade, promovendo a vistoria de reservatórios de água e áreas comuns do hospital. Enfermeira e membro do Serviço, Rosemara Leal explica que a ação em parceria com o município também promoveu a pulverização de inseticida na área externa das dependências do hospital.
“O HJ e a Fabamed têm como meta manter um ambiente de trabalho protegido, proporcionando para os colaboradores e pacientes bem-estar e segurança. Além disso, a unidade está preparada para receber e acolher as vítimas da doença, garantindo assistência e atendimento de excelência”, explicou.
A unidade
Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara tem 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de urgência e emergência, adulto e pediátrico. A unidade ainda é referência nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, urologia, angiologia e ginecologia.
Comentários