Pesquisar

Jerônimo Rodrigues toma posse como governador da Bahia

Jerônimo Rodrigues toma posse como governador da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o vice, Geraldo Júnior (MDB), tomaram posse na manhã deste domingo (1°), durante solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alba), em Salvador.

A cerimônia contou com a presença da família do governador e do vice, dos deputados estaduais e outras autoridades, como vereadores da capital baiana, representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público (MP-BA).

Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco, e a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner.

Conheça Jerônimo

Autodeclarado indígena e professor da rede universitária estadual, Jerônimo Rodrigues Souza foi eleito neste domingo (30) governador da Bahia. Ele será o 52º governador do estado. Aos 57 anos, Jerônimo é do Partido dos Trabalhadores.

Ele venceu ACM Neto (União Brasil) com 52% dos votos. Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador.

Jerônimo o penúltimo filho de Seu Ziza e Dona Maria Cerqueira, que também tiveram Januário, Plácido, Maria Antônia, Thereza, Lúcia, Marta, Rita e Zeferino.

Católico, é devoto de Nossa Senhora da Conceição. Aos 9 anos, deixou sua cidade pela primeira vez, para estudar em Jequié, maior cidade da região. Estudou no Instituto de Educação Régis Pacheco e no colégio Polivalente, ambas escolas públicas.

Em 1987, Jerônimo foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A faculdade era na cidade de Cruz das Almas, onde Jerônimo foi morar. Durante os estudos, ingressou no movimento estudantil.

Jerônimo é casado Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Eles se conheceram em Cruz das Almas. Jerônimo e Tatiana são pais de João Gabriel.

Depois de dois anos de formado, Jerônimo entrou no mestrado em Agronomia da UFBA. No mesmo ano retornou à Aiquara, quando se tornou professor do Colégio Municipal Américo Souto e Secretário Municipal de Agricultura, na gestão do prefeito Moacyr Viana. Ainda cursando o mestrado, passou para professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, no governo Jaques Wagner, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento.

Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília, durante o governo Dilma. Foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.

Em 2014, coordenou o Programa de Governo de Rui Costa, que seria eleito naquele ano. Já no governo, foi o primeiro titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em 2018 voltou a coordenar o programa de governo de Rui Costa, e no ano seguinte assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de onde saiu para ser candidato ao governo, após ser escolhido por unanimidade pelo Partido dos Trabalhadores na Bahia para ser o candidato ao Governo do Estado. Fotos: Adriel Francisco


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!