Pesquisar

Multa por conduzir sem cinto lidera ranking em Jequié; município pode ter arrecadado quase 80 mil só neste tipo de infração

Multa por conduzir sem cinto lidera ranking em Jequié; município pode ter arrecadado quase 80 mil só neste tipo de infração

Um levantamento realizado pelo calculista Cesar Costa, da empresa RM Cálculos e Serviços, baseado no banco de dados divulgados no Diário Oficial do Município, referentes as multas  publicadas na edição de 26 de janeiro aponta, “Deixar o condutor de usar cinto de segurança pelo condutores como principal infração dos condutores de Jequié, anotadas pela Superintendência Municipal de Trânsito – SUMTRAN.

As informações foram divulgadas e ainda trazem quantitativos e valores cobrados.

A ausência do cinto de segurança gera multa de 195,23 e lidera o ranking de arrecadação R$ 79.458,61.

Outros tipos de infrações aparecem como destaque negativo: estacionar em local e horário proibido especificamente pela sinalização; executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização.

O banco de dados apresenta 42 tipos de infrações, sendo a última parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (fisc. Eletrônica) que equivale a multa no valor de 293,47.

Baseado nos números, o município arrecadou R$ 217.485,12. Existem inconsistências nos valores unitários e ou códigos de multas.

O sistema de processamento utilizado em Jequié, similar ao usado pela Polícia Rodoviária Federal, permite que a multa seja emitida na hora exata da ocorrência e entregue ao infrator efetuando, assim, um controle imediato das infrações de trânsito, no âmbito do município. Os agentes estarão portando um computador portátil, modelo tablet, onde estarão os programa de acesso ao sistema e onde serão gerados o talonário eletrônico.

A partir do encaminhamento da multa, emitida através do novo sistema de processamento, o condutor poderá contestar a penalidade de multa recebida procurando a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), que é um órgão autônomo e responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra a decisão da autoridade do trânsito que impôs a penalidade.

 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!