Na manhã desta quarta-feira (04), forças de segurança da Bahia deflagraram a Operação Xeque-Mate no município de Jequié, no sudoeste do estado. A ação conjunta envolveu a Polícia Civil e a Polícia Militar e teve como foco o combate a crimes ligados ao tráfico de drogas, organizações criminosas e homicídios registrados na cidade.
A operação foi coordenada pela Polícia Civil, por meio do Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), e contou com a participação de equipes policiais de toda a região sudoeste. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e ordens de prisão expedidas pela Justiça local.
De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação são suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava na movimentação de dinheiro ilegal, no armazenamento e na distribuição de drogas e armas na região do Médio Rio de Contas. As investigações apontam que as atividades do grupo têm relação direta com homicídios ocorridos em Jequié ao longo do ano de 2025.
Ao todo, a Operação Xeque-Mate resultou na prisão de quatro investigados e na apreensão de quatro adolescentes. Além disso, sete mandados de prisão foram cumpridos dentro do Conjunto Penal de Jequié, somando 15 pessoas alcançadas pela ação policial.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam aparelhos celulares, documentos e porções de drogas, materiais que devem auxiliar no avanço das investigações.
Segundo a Polícia Civil, os trabalhos seguem em andamento para identificar e localizar outros envolvidos. A operação reforça o compromisso das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade, especialmente no combate aos homicídios, ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região. Fonte: Polícia Civil da Bahia
Comentários