A Praça Luiz Viana, projetada como espaço para a comercialização do artesanato e atividades culturais em Jequié está se transformando em área de alimentação.
A obra foi realizada em duas etapas, na primeira parte horizontal foram construídas caixa de esgoto, pavimentação, tubulação, instalação elétrica e hidráulica, drenagem, bancos e o plantio de gramas e posteriormente a vertical com quiosques, centros para artesanato, sala de administração e banheiros. Localizada no centro da Cidade, a Praça Luiz Viana foi projetada para o encontro das famílias.
O espaço entregue a comunidade em 2016, pela prefeita Tânia Brito depois de duas décadas, agora segue um novo capítulo da velha novela.
Foram construídas duas pirâmides para atender o comércio de artesanatos e derivados através da Associação das Donas de Casa do estado da Bahia e a Associação dos Artesãos de Jequié.
Para muitos o local deveria ser destinado a outro público, entretanto, o espaço ganhou churrascaria, pizzaria e restaurante.
A necessidade de ambientes saudáveis, com acesso e estacionamento se transformou em “Centro de Alimentação”.
Para os artesãos, a “Praça” foi projetada para os agentes da cultura, e reivindicam reforma e ampliação dos espaços. A área de lazer está cada dia mais fechada, argumenta um dos artistas.
A praça homenageia o ex-governador Luiz Viana.
E a Rui Barbosa que em breve receberá transformações? Pode trazer algo novo? Quais critérios são usados para ocupação das áreas? Quanto o município arrecada? E quais são os investimentos? São ótimas perguntas para melhorar os espaços livres públicos de Jequié.
Nesta terça-feira (08), o prefeito Zé Cocá assinou ordem de serviço no valor de “Um milhão e setecentos mil reais” com recursos próprios do município ordem de serviço da construção de 15 novas praças públicas do programa A Praça é Nova. Um projeto acolhedor para as famílias aproveitarem essas áreas públicas onde serão instaladas academias ao livre, parque infantil, para os moradores e vizinhos desses equipamentos nos diversos bairros e localidades.
Comentários