A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou nesta quarta-feira, 15, a distribuição de caixas d’água às famílias dos bairros Mandacaru e Alto da Bela Vista. A iniciativa, que contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tem o objetivo de auxiliar no abastecimento de água dos moradores das localidades Morada dos Nobres, Assentamento São Paulino e das imediações do Sítio Bela Vista, próximo da fábrica de biscoitos Petyan, e na Vila União, no bairro KM 3. Estiveram acompanhando a ação, a gestora da Proteção Básica, Suelen Pereira; o vereador Daubti Rocha, o Colorido; Ladislau Bulhões, o Bui; a coordenadora do CRAS do Mandacaru, Ediane Ribeiro de Oliveira; a coordenadora do CRAS do Alto Bela Vista, Anne Rose Santos; e as equipes técnicas das unidades.
Após as visitas realizadas pelas equipes do CRAS, foram selecionadas as famílias de acordo com os critérios sociais e que não possuíam reservatórios em casa ou que tinham caixas de água muito pequenas. As novas caixas têm capacidade de armazenar até 1.000 litros de água e vão, agora, contribuir para a garantia do abastecimento dos moradores afetados pela inexistência do serviço de abastecimento de água.
Luana Batista Santos, moradora da localidade Morada dos Nobres, disse que a ação vai ajudar a manter a casa abastecida, já que ela possui apenas dois pequenos tonéis utilizados para reservar a água.
“Achei muito importante, porque com as minhas filhas na escola, o consumo de água aumenta. Mesmo com a Prefeitura trazendo a água, a gente acaba não tendo onde guardar e agora com esse tanque, vai me ajudar muito!”, disse a moradora.
Para o secretário de Serviços Públicos, Helder Souza, os novos equipamentos vão proporcionar o armazenamento de água nas residências que vivem em vulnerabilidade social.
“Essa é uma situação que vem ocorrendo com algumas famílias em áreas que ainda não contam com o sistema de abastecimento da EMBASA. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, fizemos a identificação dos moradores, de acordo com o perfil econômico e social, pessoas que não têm nenhum reservatório em casa ou que tenham caixa d’água pequena, que tenham número grande de crianças na casa, idosos e acamados. Enquanto a rede de abastecimento de água não chegar, essas pessoas poderão contar com mais esse suporte para reservar a água de consumo da família.”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Helder Souza Santos.
Comentários