Pesquisar

Prefeitura de Jequié inicia vacinação contra Dengue na terça-feira

Prefeitura de Jequié inicia vacinação contra Dengue na terça-feira

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria da Saúde, dará início na terça-feira, 27, à vacinação contra a Dengue. Nessa etapa, crianças de 10 a 14 anos de idade estarão recebendo a dose do imunizante Qdenga, disponível em 25 salas de vacinação das Unidades de Saúde do município. As vacinas serão entregues pelo Núcleo Regional de Saúde Sul/Jequié (NRS) ao município, na manhã deste sábado, 24, e o quantitativo de doses é de 4.500.

O município é um dos 115 escolhidos para receber as doses no estado da Bahia e, de acordo com a Secretaria de Saúde, serão utilizadas as mesmas estratégias de vacinação das demais vacinas do calendário e como o público é infanto-juvenil, tem-se a expectativa de um fluxo normal nas Unidades de Saúde.  Para receber a vacina, que será aplicada em duas doses com intervalo de três meses, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes.

Até o momento foram notificados 88 casos suspeitos de Dengue e para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, a vacina chegou para reforçar as ações de combate à doença, mas a população não pode descuidar do enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a Chikungunya, Zika e a Febre Amarela Urbana.

“A vacina é essencial para evitarmos os casos graves da doença, principalmente óbitos, mas não podemos relaxar e muito menos descuidar. O imunizante veio para reforçar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, que vêm realizando um serviço de grande relevância no município e os moradores devem manter todas as estratégias que sempre tiveram com relação aos cuidados com os recipientes com água parada, pneus velhos, garrafas e materiais plásticos que acumulem água, reservatórios sem tampa. Não é porque temos a vacina, ainda restrita ao público de 10 a 14 anos, que podemos vacilar e dar espaço aos criadouros do Aedes aegypti.”, alertou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!